segunda-feira, 9 de maio de 2011

Um pouco mais sobre cirurgia de correção ocular

 Acabo de chegar do oftalmologista, e tirei muitas duvidas sobre cirurgia de correção de vista.
Os transtornos da refração, também denominados erros ou vícios de refração, são a causa mais comum de redução da acuidade visual. A hipermetropia, a miopia e o astigmatismo são transtornos da refração, enquanto a presbiopia é um processo de redução do poder acomodativo do sistema óptico do olho que ocorre naturalmente com a idade. A miopia é dificuldade em enxergar de longe (problema visual que eu tenho), olho focaliza a luz dos objetos antes que ela alcance a retina.  A hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto, olho que focaliza a luz dos objetos depois da retina. No astigmatismo existe mais de um ponto focal, isto ocorre porque a córnea não é perfeitamente esférica, mas sim ovalada
O tratamento destes erros pelo uso de óculos é a mais simples e segura. Os óculos devem sempre ser considerados como primeira opção. Porém, especialmente para os altos transtornos da refração, o uso de óculos pode comprometer a função visual em virtude de aberrações de alta ordem (coma e aberração esférica), redução do campo visual, distorção periférica e minimização das imagens, no caso das lentes côncavas utilizadas na correção das altas dioptrias de miopia (Murray et al., 2005).
As lentes de contato rígidas as utilizadas para pessoas com astigmatismo, e as gelatinosas para pessoas com miopia, hipermetropia ou presbiopia As lentes de contatos são muitas vezes escolhidas por causa de estética ou uma dificuldade em acostumar com os óculos. As lentes de contato podem propiciar campo visual mais amplo e maior conforto, porém seu uso pode causar certos riscos de complicações oculares.
As cirurgias corretivas de olhos são indicadas para pessoas com idade superior a 18 anos, idade a qual espera-se que o grau estabilize-se, pois é importante que o grau esteja estabilizado para evitar que o problema volte. Contra-indicações: pessoas com Doenças oculares infecciosas em atividade, como conjuntivite, blefarite, ceratite, úlcera de córnea, ceratocone.
Existem alguns tipos de cirurgia ocular, e são feitos alguns exames para verificar qual tipo de cirurgia pode ser feita. No meu caso, por exemplo, o método LASIK não pode ser utilizado, por causa da espessura de minha córnea.
LASIK é o método que usa um microkeratome para criar um "flap"  no tecido externo da córnea que pode ser afastado e depois recolocado no lugar. Após afastado usa-se um laser remodelar o tecido mais profundo da córnea. Então o flap é recolocado sobre a área remodelada e adequa-se a nova forma. o flap ajuda a cicatrização. Para fazer essa técnica a córnea deve ter uma espessura total de 500 mícrons ou mais.

A técnica mais adequada para meus olhos é a PRK (Ceratectomia-Fotorefrativa). Neste método, o cirurgião programa o laser utravioleta para vaporizar camadas superficiais da córnea. Com esta mudança na curvatura da córnea, os problemas de foco são reduzidos e algumas vezes eliminados. Uma lente é colocada após a cirurgia para auxiliar a cicatrização e é tirada assim que esteja tudo cicatrizado.


  Existe também as técnicas Ceratotomia radial (RK) que se faz pequenas incisões são feitas na córnea, do centro para fora para aplanar um pouco a córnea. A RK é útil para corrigir casos de miopia leve a moderada. E Ceratoplastia lamelar mecânica (ALK) – faz  um flap na córnea, que é recolocado em sua posição original, onde fica achatado para preencher o espaço deixado pelo pedaço removido.
 
As técnicas de laser tem maior resultado comparados aos processos que realizam cortes, com maior estabilidade, e permitindo atuar em uma ampla faixa de graus. Ire falar mais das técnicas de laser, ja que foram essas que meu médico me explicou.
As tecnicas com laser são realizadas com anestesia tópica (colírio anestésico), são rápidas e depois de 3 a 8 dias, dependendo da atividade do paciente, este pode ja retornar a trabalhar..
Alguns cuidados pós operatórios devem ser tomados: Ultilização de colirio por alguns dias (LASIK) ou semanas (PRK). Evitar banhos de mar e esportes  por alguns dias (LASIK) ou semanas (PRK). Utilização de óculos de boa qualidade para proteger os olhos da luz e da radiação ultra violeta. Maquiagem deve ser evitada no primeiro mês pós cirurgico.
90% das pessoas que fazem cirurgia a laser obtem o resultado desejado. Os outros 10% dependem da resposta à cicatrização. Pacientes que ficam com grau residual podem precisar de reintervenção, que pode ser feita alguns meses após a primeira cirurgia.
Bem já me informei bastante sobre a cirurgia, agora é criar coragem.
·         Fonte: Informe ATS - Avaliação de Tecnologia em Saúde  (http://200.214.130.94/rebrats/publicacoes/Informe_ANS_n01.pdf ) e DR Paulo César.






Nenhum comentário:

Postar um comentário